
Jantar dos 7: 4ª edição celebra independência do Brasil
Sete chefs do Brasil e Portugal se reúnem em Belo Horizonte no dia 7 de setembro, para a 4ª edição deste evento
A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais, organiza a quarta edição do “Jantar dos 7,” um conceito inspirado no dia 7 de setembro, para celebrar a independência do Brasil. As gastronomias brasileira e portuguesa se encontram em um evento exclusivo que reunirá sete chefs dos dois países no restaurante Pastus do chef português Cristóvão Laruça, em Belo Horizonte.
Comandam a noite os chefs Euler Edjar (restaurante Ah Bon!), Alexandre Miguel (restaurante Biboca do Portuga), Yves Saliba (restaurantes Odoyá Cozinha, Per Lui), Sofia Marinho (A Cozinha de Sofia), Cristóvão Laruça (Pastus, Caravela, Capitão Leitão, Mitra e Fazenda Cervejeira), Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio) e Fernanda Aguilar (Casa di Maria).
Com o objetivo de promover e estreitar as relações entre Minas Gerais e Portugal, o “Jantar dos 7” é o evento em que associados da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais e lusófonos têm a chance de se reunir, trocar experiências, fazer networking, enquanto são regalados pelas iguarias das culinárias brasileira e portuguesa. Os sete chefs apresentam pratos autênticos e inovadores, preparados com ingredientes típicos de cada país e que serão harmonizados com sete vinhos escolhidos por Tarcísio Costa, assessor de comunicação da presidência, que também é formado em enologia pela WSET, The Wine & Spirits Education Trust.
“Temos imenso orgulho em realizar esse evento”, diz Miguel Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, que já vai em sua 4ª edição. “Não é só uma noite para comer e beber bem. É um momento de celebração do Dia Nacional do Brasil, e é um encontro da alta gastronomia de dois países com tradições culinárias tão ricas”.
Durante o evento, personalidades de destaque no cenário mineiro, serão agraciadas com a Comenda da Liberdade, também chamada “Estrela de independência” e com a Comenda da Ordem dos Cavaleiros da Liberdade, ambas as distinções idealizadas por Miguel José Rosário da Silva Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – MG (CPCBMG), em reconhecimento a indivíduos que têm promovido as relações comerciais e socioculturais entre Minas Gerais e Portugal. Ambas as comendas em ouro, prata e pedras preciosas são assinadas pelas artistas plásticas Zackia Daura e Fátima Santiago, respectivamente.
“A entrega dessas comendas representa um momento histórico que une Brasil e Portugal em torno da cultura, da solidariedade e da valorização do ser humano. A medalha carrega um significado, uma devolução simbólica das riquezas outrora levadas do Brasil, transformada em homenagem às verdadeiras riquezas de hoje – as pessoas que fazem a diferença, dedicando suas vidas à cultura, à arte e às ações sociais”, diz Jerónimo. “O design exclusivo remete às estrelas que guiavam os navegadores portugueses e refletiam sua luz sobre os mares desconhecidos. Em sua composição, prata – o metal mais precioso da época colonial – serve de base, ornada por detalhes em ouro e gemas cravejadas, símbolos de força, eternidade e brilho humano.”
Os homenageados
Personalidades, cuja trajetória é marcada pelo compromisso com a transformação social e cultural, receberão a comenda. São eles os guardiões da liberdade e da dignidade humana, homenageados como estrelas da independência contemporânea.
Às 19h, ocorrerá o “leilão silencioso”, o qual itens tais como estadias em hotéis, garrafas de vinho, bolsas de grife, joias e obras de arte do empresário e mecenas David Faria, tratamentos de beleza na clínica dos doutores Fernando e Anne Lamana serão disputados pelos convidados presentes. Os valores arrecadados serão doados ao Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC), cujo projeto social é oferecer formação gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social, abrindo caminhos de inclusão e futuro digno por meio da gastronomia.
“Ficamos extremamente honrados em ter a consideração da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais”, destacou Sarah Rocha, fundadora e diretora executiva do Centro de Referência do Queijo Artesanal e do INHAC. “É mais um reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar em prol de jovens que buscam uma carreira nas artes culinárias.”
Serviço:
Jantar dos 7
Restaurante Pastus
BR 356, n° 7515, Bairro Belvedere, Belo Horizonte
Preço: R$700 por pessoa
Para garantir o ingresso, ligue para 31-99100-0001
assessoriapresidencia@camaraportuguesamg.com.br
Share this content:
Publicar comentário